Tuesday, April 11, 2006

 

Metrónomo e Notas Longas

Toda a gente conhece a importância de estudar com um metrónomo (mas nem toda a gente o usa...). Em geral associa-se a sua utilização ao estudo de frases mais rápidas (escalas, estudos, etc) para ganhar velocidade e rigor de execução.

Mas não devemos menosprezar a utilidade do metrónomo no estudo de notas longas e exercícios de som. Aliás o principal desafio de tocar "rápido" tem que ver essencialmente com respiração e não com "dedos".

Quando tocamos uma passagem rápida a pressão dentro do saxofone varia muito, e muito depressa (o comprimento útil do tubo está sempre a mudar). Para que o som saia regular é preciso compensar essa variação de pressão com um fluxo de ar constante que resulta da nossa projecção e respiração.

Para tal é preciso "disciplinar" a respiração e é aí que entra o metrónomo. Como exemplo sugiro um exercíco de som básico, com metrónomo lento (40 a 60 batimentos por minuto), e em que tocamos uma nota durante 4 a 6 batimentos e respiramos em 2 (ou 3, ou 4 consoante a nossa prática e à-vontade).

Ou seja, o segredo é respirar a tempo. Ao fim de uns minutos de estudo nota-se a diferença. A princípio nota-se também mais cansaço, mas com estudo de som diário os resultados aparecem.

Comments:
Faça uma boa ação hoje. Ajude os deficientes que esperam por uma oportunidade no Projeto Música para a Acessibilidade! SIM, SENHOR! Saiba mais no blog:
http://www.musicacessibilidade.blogspot.com/
 
Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]





<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Subscribe to Posts [Atom]